A Sociedade de Concertos

A Sociedade de Concertos de Brasília (SCB) é uma associação musical fundada em 2015, tendo como diretor artístico o maestro português Osvaldo Ferreira. Seu concerto inaugural foi realizado no dia 04 de junho de 2015, na Embaixada de Portugal.

Sua orquestra tem uma formação aberta, o que lhe permite abordar gêneros variados e amplo repertório de diferentes épocas com ênfase na contemporaneidade. Seus integrantes foram selecionados por Osvaldo Ferreira e pelo núcleo fundador da SCB. Os músicos constituintes da SCB são artistas de grande prestígio e desenvolvem paralelamente atividades como membros de outras orquestras, conjuntos de música de câmara, além de exercerem funções pedagógicas em importantes instituições nacionais e internacionais.

A diversidade de backgrounds e nacionalidades deste grupo de músicos é um dos elementos-chave na condução do projeto, juntamente com a vontade comum de desenvolver temporadas artísticas de elevada qualidade e criatividade.

A Sociedade de Concertos de Brasília está na fase inicial de criação e organização de uma orquestra que oferecerá às comunidades brasiliense e brasileira o contato com grandes compositores e intérpretes nacionais e internacionais. Tal ação terá impacto importante na produção musical local e nacional.

Além do seu objetivo principal, a SCB pretende criar uma orquestra jovem, uma academia de regência e um coro de câmara. Tem ainda o objetivo de promover ateliês de leitura de obras musicais contemporâneas e assegurar a gravação de obras de compositores nacionais. Esta dinâmica pretende incrementar o movimento cultural musical de Brasília, levando a capital do país a um patamar de referência nacional e em sintonia com os principais centros culturais internacionais.

Diretoria

Presidente Executivo
Monfardini Frederico
monfardini@scbrasilia.com.br

Vice-Presidente Executivo
Rogério Bertolossi
rogeriobertolossi@scbrasilia.com.br

Diretor Artístico
Osvaldo Ferreira
osvaldoferreira@scbrasilia.com.br

Assessor Artístico
Marcos Cohen
marcoscohen@scbrasilia.com.br

Relações Institucionais
Beatriz Borges
betarizborges@scbrasilia.com.br